Nice - Guia de 2 dias na cidade


Em março de 2018, fiz a minha primeira viagem a Nice (sul de França) e rapidamente me apaixonei por este destino. É a junção perfeita entre natureza, vida citadina e praia! Regressei em junho do mesmo ano para conhecer mais alguns locais da French Riviera, estar com a minha irmã, que mora lá, e também porque a vontade de lá voltar era muita. Nos últimos dois dias desta viagem à Costa Azul, eu e o meu marido optámos por aproveitar tudo aquilo que Nice tinha para oferecer e conhecer a fundo a cidade e os seus pontos turísticos. Neste artigo vou partilhar convosco os locais que visitámos, para vos ajudar a organizar a vossa viagem para este destino que eu tanto adoro.

1ºDIA 
O primeiro dia começou por Libération, uma região popular da cidade, onde todos os dias de manhã, excepto à segunda-feira, existe um mercado ao ar livre que integra produtos alimentares, como peixe, fruta, legumes frescos e outras iguarias. Este mercado acontece na Place du Général de Gaulle, junto à Gare du Sud, uma antiga estação da cidade que incluí diversos restaurantes e vale a pena a visita. Seguimos pela Avenue Jean Médecin, a principal avenida comercial da cidade, até à Basilique Notre-Dame de l'Assomption, posteriormente até ao Nice Étoile, o centro comercial principal e, por fim até às Galeries Lafayette, onde estão as lojas de luxo.


Depois de atravessar toda a avenida, chegámos a um dos meus locais favoritos Nice, a Place Masséna. A praça principal de Nice é um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e de obrigatória visita por ter um encanto especial, com base no contraste entre o chão xadrez, as cores vibrantes e arquitetura única, que junta França e Itália num só local. Esta praça fica entre Vieux Nice (Nice velha) e a parte nova da cidade, juntado a Avenue Jean Médecin à Promenade des Anglais, as duas avenidas mais famosas de Nice. Recomendo que visitem a praça com calma e usufruam ao máximo dela, pois esta é repleta de lojas, restaurantes e cafés, artistas de rua e uma fonte incrível, a Fontaine du Soleil. É sem dúvida uma das minhas praças favoritas na Europa!



Junto à Masséna existem dois jardins, o Promenade du Paillon, parque principal da cidade, e o Jardim Alberto 1º. Neste dia optámos por levar almoço e fazer um piquenique no primeiro, que tem uma enorme área verde permitindo assim estar em contacto com a natureza no meio da cidade. Caso pretendam fazer alguma das refeições da viagem nesta zona, existe uma enorme variedade de restaurantes junto à praça. Eu recomendo o restaurante italiano La Villa d'Este, na Rue Massena, um dos meus favoritos em Nice. Após almoçarmos, seguimos pelo parque até à Place Garibaldi, uma praça também muito bonita, com arquitetura distinta e cheia de esplanadas.


Da parte da tarde, regressámos pela Promenade du Paillon até à Place Masséna, de onde fomos diretos para a avenida mais mediática de Nice, a Promenade des Anglais. Esta avenida é a favorita dos locais e turistas, por ter uma longa extensão junto à praia, uma paisagem incrível para o mar azul turquesa da cidade e pelas suas cadeiras azuis que permitem a qualquer pessoa relaxar e usufruir da vista. Decidimos fazer uma caminhada de 15 minutos pela Promenade, passando pela La Grande Chaise Bleue, uma escultura de uma das cadeiras típicas que são imagem representativa da cidade, até ao Hotel Negresco. Este hotel 5* é um dos mais antigos de Nice, sendo marcado pelo luxo e a sua arquitetura única que ilustra muitas vezes a cidade. Antes do regresso, fomos dar uma mergulho à praia de Nice, que apesar de ser em pedra, vale a pena, devido à cor, transparência e temperatura do mar.


Após o trajecto de regresso, fomos explorar o bairro Vieux Nice, um dos locais que adoro em Nice. Para entrar nesta zona, recomendo irem pela Rue Saint-François de Paule, uma rua cheia de lojinhas típicas onde encontram diversos tipos de lembranças de Nice. Ao atravessarem esta rua, vão ver a Opéra de Nice e podem ir diretos até à Place du Palais de Justice, como nós fizemos. Neste bairro vão encontrar uma arquitetura incrível, com prédios renovados, coloridos e que mantém a sua essência e imagem pitoresca. Da anterior praça, seguimos até a Place Rossetti, onde encontram a Cathédrale Sainte-Réparate de Nice e várias gelatarias. Optámos por ir ao Fenocchio Glacier, uma famosa gelataria de Nice, conhecida por ter imensos sabores à escolha, pela sua qualidade e pela fila enorme que costuma ter. A espera valeu a pena e adorámos os gelados! Caso não consigam esperar, a gelataria Azzurro também é igualmente boa. 


Depois de explorarmos bem o bairro, fomos de novo pela Promenade mas desta vez em direção ao Port Lympia (Porto de Nice), um trajecto junto ao mar que demorou cerca de 15 minutos, por uma zona bastante bonita da cidade.
No regresso, voltámos pela Promenade des Anglais e vimos um pôr de sol fantástico sobre o mar, sentados junto ao hashtag #ILOVENICE.


2º DIA
No segundo dia em Nice acordámos bem cedo para visitar o resto dos locais turísticos da cidade. O dia começou em Vieux Nice para visitarmos o famoso Marché aux Fleurs Cours Saleya. Este é o mercado principal de Nice e, tal como o mercado Libération, é ao ar livre e acontece todos os dias excepto segunda-feira, das 7h às 14h.


Aqui vão encontrar flores, frutas, recordações, charcutaria, um pouco de tudo. A meio do mercado, em frente à Chapelle de la Miséricorde, existe uma escadaria que permite a vista incrível sobre os seus toldos coloridos e que vale a pena subir. A mim o que mais me cativou foi os ramos de flores, sendo eu apaixonada por flores, e o facto das ruas estarem cheias de cor e boa energia.
Recomendo visitarem esta zona também durante a noite, pois Vieux Nice transforma-se de dia para a noite. As ruas ficam repletas de esplanadas de restaurantes e bares, um ótimo local para passear, jantar ou até mesmo sair à noite. 


Depois de visitarmos o mercado, fomos a pé até à colina do Château de Nice, que fica junto ao bairro. Para subir até este parque existe uma escadaria que liga vários miradouros com vistas maravilhosas sobre a cidade. A subida dos degraus custa um bocadinho mas vale muito a pena, não aconselho apenas, para quem tem algum tipo de limitação. Se esse for o vosso caso, não se preocupem, pois podem subir pelo elevador que se encontra junto ao inicio da escadaria.
Ao chegar ao topo da colina é só seguir as placas para os vários miradouros, que permitem paisagens sobre a Promenade des Anglais ou o Porto de Nice visto que, estes são de lados opostos. Nós optámos por explorar esta zona de forma tranquila o resto da tarde, pois além dos miradouros existem vários quiosques, parques, caminhos entre a natureza, um conjunto de ruínas do antigo castelo de Nice e ainda uma cascata, que apesar de artificial, é bonita.

A cidade de Nice tem maioritariamente bom tempo todo o ano, sendo por isso um ótimo destino em qualquer mês. Além disso, está situada na Riviera Francesa, a curtas distâncias de cidades como o Mónaco e Cannes, sendo um ótimo ponto de partida e alojamento para itinerários pelo sul de França. Para visitar Nice são necessários 2/3 dias, se forem entre maio a setembro, como as temperaturas são superiores, poderão fazer praia e aproveitar a cidade ao mesmo tempo. Recomendo muito este destino seja para uma viagem de amigos, família ou de casal, Nice vai sem dúvida deixar marca. Nice já vos conquistou? 
-
Gostavas de ter um Roteiro Personalizado Malas Feitas para a cidade de Nice ou para o Itinerário do Sul de França? Clica aqui, preenche os dados da tua viagem e em breve entrarei em contacto para que juntos organizemos a tua viagem de sonho. 

Sem comentários