Gerês - Roteiro de 2 dias


           
Parque Nacional da Penada-Gerês foi criado em 1971 na região do Minho e de Trás os Montes, a Norte de Portugal. Uma das zonas mais bonitas de Portugal não podia deixar de estar presente no blog, não só pela quantidade de aldeias de granito lá integradas, beleza natural e tranquilidade como pela quantidade de animais selvagens (lobos, javalis, texugos, veados) e domésticos (ovelhas, cabras, bois, cão pastor de Castro Laboreiro) lá presentes. Neste artigo vou partilhar convosco o nosso roteiro de 2 dias no Gerês, para que possam inspirar-se e tirar dicas para este destino.

ROTEIRO - DIA 1
O nosso roteiro começa na cascata mais falada do Gerês, a Cascata de Fecha das Barjas, por vezes designada por cascata do Tahiti. Esta queda de água natural, situada nas caldas do Gerês, é um local de visita obrigatório para os mais aventureiros. O seu acesso não é fácil, pois tem de se deixar o carro junto a uma ponte, local para onde o GPS o direcciona no caso de colocar no destino a cascata e, o restante trilho fazer a pé. Recomendo que desçam pelo lado direito da ponte até chegar a uns moinhos abandonados e algumas pequenas quedas de água que formam lagoas. Em seguida, terão de atravessar para a outra margem por um tronco, que encontram mais abaixo, e descer até chegar a uma cascata incrível, com margens de areia e água cristalina. Aconselho que para fazerem esta travessia levem uns ténis confortáveis e acima de tudo, serem persistentes pelo trilho pois, no fim pois vale a pena.


De seguida aconselho a conhecerem o Miradouro das Rocas, que tem uma vista esplêndida sobre a serra e fica apenas a 12 minutos de carro da primeira cascata. Recomendo a pararem o carro e observarem toda a beleza natural que está em volta, pois a vista é maravilhosa. Bem perto deste miradouro, a cerca de 900m, está a Cascata do Arado que, ao contrário da anterior, é de simples acesso. Na minha opinião esta não é tão bonita como a da Fecha das Barjas, mas vale a pena visitar.
Seguindo viagem, optem por parar no Miradouro da Pedra Bela, um dos mais famosos do Gerês, que infelizmente não conseguimos ver, devido ao nevoeiro no dia em que visitámos. 


ROTEIRO - DIA 2

No segundo dia começámos por ir até à Barragem de Vilarinho das Furnas. Este é um local bastante bonito, ótimo para explorar e dar um passeio a pé com calma.
Seguindo viagem e, quase por terras Espanholas, existe outra das paragens obrigatórias no Gerês, a Cascata da Portela do Homem. Esta cascata constitui uma lagoa com água azul-esverdeada, excelente para um mergulho durante o verão. O trajeto para lá é feito a pé pela Mata da Albergaria, o que permite um fantástico passeio envolto em natureza. 


Da parte da tarde, prosseguimos até à fronteira e andámos até encontrar a placa para Torneros. Em Torneros, existe uma piscina de água quente que se mistura com o rio, que devido à proximidade ao Gerês, podem e devem incluir no vosso roteiro pois um ótimo lugar para dar mais um mergulho e relaxar.
Ao regressar, fomos diretos a Lindoso, uma aldeia muito típica do concelho de Ponte da Barca, que tem como atrações o Castelo de Lindoso e mais de cinquenta espigueiros que, ainda hoje são utilizados para a secagem de cereais. 


Espero que tenham gostado deste roteiro de dois dias pelo Gerês, ideal para um fim de semana de quebra de rotina. Façam as malas e visitem esta zona linda do nosso país, quer seja com a família, amigos ou em casal, porque no final vão sentir-se com as energias recarregadas.

Sem comentários