Roteiro 4 dias em Londres



Londres é uma cidade incrível, um destino que vale sempre a pena! Confesso que é uma das minhas cidades preferidas da Europa, cheia de vida, história, cultura, arte, organização, natureza.. tudo é fascinante nesta cidade. A primeira vez que fui à capital da Inglaterra foi em setembro 2016 e rapidamente me apaixonei. Londres é a cidade ideal para se perder, que consegue alcançar todo o tipo de pessoas, para passear sem tempos definidos e acima de tudo para se viver intensamente. Hoje partilho um roteiro de 4 dias para que tirem o máximo partido desta cidade maravilhosa, destacando quais os pontos mais importantes a conhecer:

1º DIA 
Big Ben e Parlamento
O primeiro dia de viagem tem como foco conhecer os principais monumentos e locais de Londres. O ponto de partida é a estação de Westminster, mal sai de lá vai avistar o London Eye (roda gigante) e o Parlamento + Big Ben (torre do palácio de Westminster). O parlamento é um dos pilares do poder político do Reino Unido e uma das atrações londrinas que mais chamam à atenção dos turistas. É neste edifício que fica o Big Ben, o famoso relógio que se tornou numa das imagens representativas de Londres, um dos principais símbolos da cidade.


London Eye
Atravesse a ponte Westminster enquanto aprecia a vista e tira algumas fotografias para mais tarde recordar a paisagem, de um lado tem o Big Ben do lado oposto o London Eye. O segundo ponto turístico foi inaugurado em 2000, para comemorar a chegada do novo milénio, e constitui a maior roda gigante do mundo. Se é a sua primeira vez em Londres é "obrigatório" andar nela. São 32 cabines cada uma com lotação para 25 pessoas no máximo, que oferecem uma vista incrível sobre a cidade. A viagem dura cerca de 30 minutos, e se comprar o bilhete individual custa cerca de 20 libras, se optar por comprar um pack de várias atrações geralmente compensa baixando o valor do bilhete. Se quiser evitar filas, visite o website para comprar já o bilhete.


Piccadilly Circus
Depois de se deslumbrar com a vista magnífica do London Eye, continue a pé até à Piccadilly Circus. Esta praça, situada no centro da cidade, parece estar sempre em movimento devido aos seus gigantescos letreiros luminosos. Passar um pouco do seu primeiro dia em Londres, na Piccadilly Circus é inevitável. Pare e absorva toda a energia da praça enquanto ouve os músicos de rua muitas vezes lá presentes. Nesta zona há muito para conhecer, siga da praça para a Coventry Street, onde está situado o Bubba Gump Shrimp (restaurante inspirado pelo filme Forrest Gump) e a loja M&M's World que para quem gosta de chocolate é uma perdição. Se continuar em frente vai ter à Leicester Square, uma das praças mais famosas de Londres, considerada o coração do bairro do entretenimento, onde existe o cinema, lojas, bilheteiras dos musicais e muita agitação.


Chinatown
A 2 minutos de distância a pé da Leicester Square está Chinatown, a área onde se concentra a maior parte dos moradores asiáticos de Londres. Explore o comércio chinês, lojas coloridas, supermercados, bancas de rua e restaurantes chineses. Na Gerrard Street estão os arcos com ornamentos orientais, típicos da cultura chinesa.


Convent Garden
O dia termina em Convent Garden um dos locais que mais gostei de conhecer em Londres. É uma das áreas mais agitadas da cidade e bastante popular tanto para os londrinos como para os turistas. Dentro do mercado pode almoçar ou jantar, acredite que vale mesmo a pena não só pela quantidade de restaurantes lá existente, mas também pelos concertos e espetáculos ao ar livre, entre músicos, malabaristas, performers... é só relaxar e aproveitar. No interior do mercado tem ainda uma impressionante oferta de objetos decorativos ou roupas vintage que pode comprar. 



2º DIA
Museu de Cera Madame Tussauds
O segundo dia começa com uma visita ao museu Madame Tassaud, um dos mais visitados em Londres. Este museu é famoso por ter diversas esculturas de personalidades famosas feitas com base na imagem real, o que permite aos turistas tirarem selfies com todos os seus "ídolos". Na minha opinião este museu tem mesmo de fazer parte do seu roteiro, pois a visita para além de ser bastante divertida, integra secções totalmente diferentes como, moda, música, desporto, história, política, animação ou cinema. Pode comprar o bilhete individual da visita ao museu ou o pack que junta o London Eye ao Madame Tassaudaqui.


Primrose Hill
Depois de uma visita ao museu nada que começar a explorar os parques de Londres. Primrose Hill é um bairro situado no norte de Londres em que maioritariamente residem pessoas ligadas às artes e media. O primeiro parque a explorar é o de Primrose Hill, onde é possível usufruir de uma extensa área verde e avistar de forma gratuita uma bonita paisagem sobre a cidade. Se estiver bom tempo dê uma caminhada pelo parque e aproveite o tempo para relaxar com um piquenique sentada na relva.


Museu Britânico
Após o contacto com a natureza volte à sua visita turística na cidade. Se gosta minimamente de arte, aconselho a ir ao British Museum. Este é considerado o principal museu de Londres e o melhor de tudo é que a entrada do museu mais antigo do mundo é gratuita! Lá pode ver mais de 6 milhões de obras de arte, o meu conselho é que defina bem o que quer ver para não perder demasiado tempo no museu (não pode deixar de ver as múmias). Para saber mais sobre o museu basta clicar aqui.


Hyde Park
Os parques de Londres são esplêndidos e para mim, que adoro natureza, são o que mais gosto na cidade. Há muito por onde escolher, faça chuva ou sol são usados diariamente por imensas pessoas. Entre os diversos parques destaca-se o Hyde Park, onde termina o 2º dia em Londres. Com mais de 140 hectares de extensão, é o maior parque do centro de Londres, constituindo-se como o grande pulmão da cidade e lugar ideal para relaxar. Na esquina nordeste deste jardim destaca-se a Speaker Corner, um lugar onde aos domingos de manhã, se reúnem pessoas para discutir diversos temas de religião ou política. Passeie no parque, caminhe ao longo do Lago Serpentine e esqueça o ruído da cidade enquanto realiza diversas atividades como apanhar sol, patinar, andar de bicicleta, andar de barco no lago, entre outros desportos. 


3º DIA
Camden Town / Market
O terceiro dia inicia-se num local que eu aconselho vivamente a conhecerem. Camden Town é marcada pela irreverência, um lugar muito especial no norte da cidade de Londres. Esta região preserva o espírito da rebeldia punk e tem de tudo, desde feiras, roupas, artesanato, lojas, restaurantes originais e muita arte urbana presente pelas ruas. 





Margens do rio Tâmisa
Depois de explorar o centro e norte de Londres chega a hora de explorar as margens sul do Rio Tâmisa. Aqui a arquitetura é totalmente diferente e marcada pelo modernismo. Caminhe sempre à beira rio e aproveite a paisagem entre a Millenium Bridge e a London Bridge. Desta zona vai poder avistar o The Shard, o prédio mais alto de Londres onde é possível subir ao seu miradouro com vista de 360º sobre a cidade, no entanto, o preço ronda as 25 libras. Pode optar por almoçar no Borough Market, aberto das 10h00 às 17h00, que é o mercado mais antigo do reino unido, repleto de barraquinhas, lojas e cafés. Próximo do mercado tem ainda a Southwark Cathedral, com mais de 1400 anos de história e que conta com uma zona externa ótima para relaxar. 


London Bridge / Tower of London
Das 32 pontes que ligam as margens do rio Tâmisa, a London Bridge é não só a mais turística como também a mais imponente. Ao chegar a esta ponte, que é um icon da cidade, vai perceber que é diferente de todas as outras no seu estilo. Atravesse-a para chegar à próxima atração turística, a Tower of London. A Torre de Londres é um castelo medieval, que durante muitos anos foi símbolo de humilhação para os ingleses, por ser uma prisão e lugar de execução de personalidades importantes na história da Inglaterra. A entrada fica cerca de 20 libras. Eu optei por não visitar esta atração na primeira viagem a Londres, no entanto, se ficar mais dias pela cidade, acho que a deve incluir no seu roteiro.


4º DIA
Palácio de Buckingham 
O 4º dia começa com uma visita à residência oficial da família real britânica, desde 1837, quando a rainha Victória iniciou o seu reinado. A grande atração turística do Palácio de Buckingham é a Troca da Guarda, que acontece todos os dias às 11h30 entre agosto e abril em dias alternados e definidos com antecedência. A Troca da Guarda constitui o evento mais esperado pelos turistas devido ao espetáculo tradicional que é dado, concentrando-se ali centenas de pessoas por dia. 



St. James Park
A viagem continua com a visita ao St. James Park, aquele que se pode chamar o jardim do Palácio de Buckingham. É o primeiro e mais pequeno dos chamados parques reais de Londres. Este é como se fosse uma prolongação dos Kesington Gardens, Hyde Park e Green Park. Este parque destaca-se pelo seu lago, quantidade de animais presentes (esquilos, patos, gansos, pássaros...) e o facto de ser mais pequeno e por isso transmitir um ambiente mais familiar. 




Trafalgar Square
Não pode ir embora de Londres sem conhecer a praça mais central da cidade, Trafalgar Square. Esta, para além de ser bastante movimentada é cheia de vida e por isso, um lugar onde acontecem diversos eventos londrinos. A praça é ainda muitas vezes palco de celebrações e manifestações políticas, artísticas e culturais. Aqui pode visitar a National Gallery, considerada a galeria de arte mais importante de Londres, que tem quadros de artistas como o Van Gogh e Rembrandt.


Oxford Street
Gostava de fazer algumas compras em Londres? Se sim, vá até à Oxford Street, a rua que tem todos os tipos de lojas. Eu não perdi muito tempo lá, porque prefiro aproveitar para passear na cidade, no entanto, se gosta de compras aproveite para ficar um pouco mais de tempo nesta rua. 


Natural Museum of History
A tarde do quarto e último dia em Londres começa com a visita ao Museu de História Natural, um dos mais visitados do Reino Unido. Este é um ponto turístico para todas as idades, um museu muito interessante e interativo com uma zona dedicada aos dinossauros! A entrada é gratuita e na minha opinião vale bastante a pena. Consulte os horários do museu aqui. A zona envolvente do museu também é bastante gira, aproveite para andar um pouco sem destino pelas ruas à volta e aprecie a arquitetura dos prédios.


Kensington Gardens
A viagem a Londres acaba de forma tranquila no Kensington Gardens, o parque vizinho do Hyde Park, separado pela Serpentine Bridge. Este jardim está aberto apenas durante o dia e fica junto ao Palácio de Kensington, morada do príncipe William e Kate. É o lugar ideal para se refugiar da agitação da cidade fazer o último piquenique em Londres enquanto apanha sol, relaxa e se prepara para a viagem de regresso.


Esta é a minha dica de roteiro para 4 dias memoráveis na capital da Inglaterra. Se estão de Malas Feitas para Londres desejo uma boa viagem e qualquer dúvida não hesitem em colocar na secção de comentários do artigo. 

Sem comentários