Circuito Suíça (Genebra, Lausanne e Berna)

O ano de 2019 chegou e com ele a primeira viagem do ano, desta vez, com destino à SuíçaSempre tive curiosidade de conhecer este país, considerado por muitos um dos mais fascinantes da Europa. A Suíça é conhecida pelas suas paisagens, os Alpes, o verde dos campos junto ao azul dos lagos e claro pela sua natureza única. Eu e a minha irmã decidimos passar um fim de semana diferente e aproveitar para relaxar enquanto conhecemos novas culturas. A cidade escolhida para ponto de partida foi Genebra, mas decidimos conhecer também duas das cidades à volta, Lausanne e Berna (capital Suíça). Hoje partilho com vocês algumas das fotografias desta aventura, locais a conhecer, bem como, a minha opinião e os pontos fortes de cada um dos locais visitados.

GENEBRA
Genebra é conhecida como a Capital da Paz, já que as sedes de instituições como a ONU (Organização das Nações Unidas), Cruz Vermelha e Organização Mundial de Saude são nesta cidade. Em Genebra praticamente se consegue andar a pé para todos os pontos turísticos. A nossa visita turística começou com um passeio pela margem do Lago Léman que nos permitiu uma paisagem maravilhosa entre as montanhas cheias de neve, o lago e o azul do céu. De seguida, fomos em direção ao Jardim Botânico de Genebra (com entrada livre) onde há mais de 12 mil espécies de plantas e ainda um zoo com diversas espécies.

Junto ao jardim, está a Place des Nations, junto ao Palácio das Nações Unidas - ONU. É possível fazer uma visita ao seu interior durante a semana, mas nós como fomos ao sábado apenas nos deslumbrámos com a parte exterior desta organização. Bem no centro desta praça, há outra das atrações muito procuradas pelos turistas, a Broken Chair. Esta escultura enorme de uma cadeira com uma das "pernas" partidas, foi criada por um artista suíço em 1997 e representa um protesto contra as minas terrestres utilizadas em algumas guerras, o objetivo era que todos os membros da ONU ao olhar para a obra se lembrassem dos soldados que ficaram sem um dos membros a tentar proteger o seu país. Inicialmente a Broken Chair era para ficar exposta apenas 1 mês, como o sucesso foi tanto, ela permanece até à atualidade.
     Nós optámos por não visitar o Museu da Cruz Vermelha e a CERN (Organização Europeia de Pesquisa Nuclear), pois como ficamos pouco tempo, escolhemos visitar pontos que achámos mais interessantes, no entanto, se for com mais tempo deve incluir estes dois locais no seu roteiro.

Fotografias tiradas e já com alguma fome, decidimos apanhar o metro para o centro da cidade, do outro lado do Lago Léman. É deste lado que se situa o famoso Jet d'Eau, um repuxo que foi construído em 1886 para controlar a pressão da água e que chega a atingir cerca de 140 metros de altura. Aprecie a vista sobre o lago, as montanhas e a ponte principal da cidade, Pont du Mont-Blanc. Bem perto daqui tem o Jardin Anglais onde se encontra o Horloge Fleuri (Relógio de Flores), um relógio de visita obrigatória pois representa a importância do fabrico de relógios em Genebra. As flores são mudadas constantemente por isso o a imagem do relógio acaba por ser sempre diferente.

Eu e a minha irmã seguimos viagem, sempre a pé, em direção ao Centro Histórico de Genebra, a zona velha da cidade. A caminho, cruzámo-nos com as duas ruas principais de compras da cidade: a Rue du Rhône e a Rue de Rive, onde a agitação e concentração de pessoas é um pouco maior. Chegámos então a um dos locais que mais gostei nesta viagem, a Cidade Velha na parte alta de Genebra, onde nasceu a cidade. Eu adorei esta zona, desde as ruas típicas à arquitetura elegante e clássica dos prédios com uma constante tonalidade bege. É um local lindo para percorrer a pé enquanto se admira os cafés, restaurantes, museus, entre outras atrações lá presentes. A nossa primeira paragem foi na Catedral Saint Pierre, um dos pontos mais visitados da área romana/gótica da parte velha da cidade, e percebe-se bem porquê. A entrada foi de 5 francos (dos poucos sítios turísticos pagos), mas vale a pena! Construída entre 1150 e 1250, a Catedral de Genebra é marcada pela sua vista panorâmica de 360º da cidade. Subimos até ao topo, após muitos degraus, mas foi bom admirar a paisagem maravilhosa da cidade e das montanhas, cheias de neve, à volta. Ao descermos passeamos por esta zona até à Maison Tavel, a casa mais antiga de Genebra, que no seu interior contém algumas obras de arte que permitem ver como era a cidade no século XIX.

Na mesma rua da Maison Tavel, tem uma rampa que vai dar ao Parc des Bastions, passa pela Praça Nova, onde é possível ver o Teatro de Genebra e o Museu Rath, o museu de arte da cidade. O parque,  onde se encontra o Muro do Reformadores, é uma das atrações mais visitadas de Genebra. Lá pode beber um chá no agradável café/restaurante do jardim, jogar xadrez em tamanho gigante ou patinar na pista de gelo, colocada no inverno. O nosso dia terminou neste parque a ver um campeonato de Sky na rampa de gelo artificial.

LAUSANNE
Ao apanhar o comboio de Genebra para Lausanne, a viagem dura cerca de 50 minutos. Esta é uma encantadora cidade da parte francesa da Suíça, considerada a segunda maior na margem do Lago Léman. Lausanne é conhecida não só como cidade universitária mas também pelos seus hotéis de luxo, cafés e pelo seu centro histórico que é maravilhoso! É ainda chamada a Capital Olímpica, por ser sede do Comité Olímpico Internacional desde 1914.

Após a nossa chegada à cidade, vimos logo que era totalmente diferente de Genebra. Começámos por percorrer as ruas até à Catedral de Lausanne, um dos locais mais visitados. Fiquei apaixonada pelas ruas desta cidade, a arte, tipografia e arquitetura é misturada com a cor de forma tão bonita! Em frente à catedral existe um Miradouro com vista privilegiada para toda a cidade, o Lago Léman e os Alpes Franceses, ao lado tem ainda o Museu Histórico de Lausanne.

A cerca de 30 minutos a pé do topo de Lausanne fica a zona chamada de Ouchy, uma antiga vila de pescadores que deu lugar a um local com edifícios diferentes ao longo da margem do Lago e ao Cháteau d'Ouchy, um castelo que chama à atenção pela sua torre do século XII. O passeio junto ao lago, estar sentada sobre aquela paisagem foi espetacular, apesar do tempo não estar muito bom, ali é transmitida uma tranquilidade única. Como dividimos o nosso segundo dia de viagem por Lausanne e Berna, optámos apenas por visitar os pontos principais, no entanto, se for com mais tempo vá ao Museu Olímpico da Cidade.
Lausanne é ainda o local ideal para se quiser comprar uma recordação da Suíça, há lojinhas muito giras e com uma grande variedade de coisas típicas!

BERNA
Berna é a capital da Suíça e depois de a visitar considero-a uma cidade pequena e encantadora. Aqui o francês começa a ouvir-se menos e o alemão predomina enquanto linguagem principal. A capital da Suíça, tal como as anteriores, pode ser visitada em pouco tempo e explorada a pé, pois as atrações turísticas encontram-se concentradas no centro da cidade. Berna fica a cerca de 2 horas de Genebra e a 1 hora e pouco de Lausanne, saindo na estação central (em Alemão, Hauptbanhnhof) facilmente se vai até ao centro.
Ao percorrer a rua da estação até ao centro começámos logo por avistar a Zytglogge, a famosa Torre do Relógio de Berna, relógio oficial da cidade desde 1530. Este constitui uma das maiores atrações da cidade e aparece em quase todos os postais. Desta zona seguimos até ao Parlamento Suíço, que tal como toda a cidade, é marcado pelo tom castanho esverdeado e uma arquitetura bonita!

Continuámos a atravessar o Centro Histórico, onde todas as ruas têm arcadas cobertas dos dois lados e por isso faça sol ou faça chuva (como foi o caso!) os turistas não precisam de se preocupar. É possível atravessar a cidade a pé quase sem se molhar., pois aqui encontra-se um dos mais longos corredores de lojas cobertas de toda a Europa, só para terem ideia são cerca de 6 quilómetros de arcadas que dão acesso a lojas, bares, restaurantes ou cafés. Pelas ruas estão presentes ainda diversas fontes de água potável, que achei muito engraçadas pois são todas diferentes e representam as pessoas importantes na história a cidade. Passámos pelo Einstein Museum, uma casa onde Einstein residiu por cerca de 5 anos e posteriormente fomos até à Catedral de Berna, que levou mais de 400 anos a ser construída e está situada na Praça da Catedral. É possível subir até à torre, considerada a mais alta da Suíça, mas como estava muita chuva nós optámos por não subir. Se houver oportunidade suba, pois apesar dos 344 degraus dizem que a vista vale muito a pena! Nesta praça consegue ver o Rio Aare e a paisagem sobre a cidade também é muito bonita.

A nossa visita a Berna acabou no Parque dos Ursos, símbolo da cidade. Desde 1440 que este parque tem ursos reais que são retirados durante o inverno para hibernar, mas que durante o resto do ano ficam bem perto dos turistas. Como fomos em fevereiro não tivemos oportunidade de os ver, no entanto, a vista da ponte também foi agradável.
Esta viagem à Suíça foi espetacular, eu e a minha irmã achámos que apesar de muito diferentes as três cidades têm particularidades que as tornam mágicas. Do que tive oportunidade de conhecer, eu diria que Lausanne foi a minha preferia, no entanto, Genebra  e Berna não deixam de ter o seu encanto. A minha sugestão é que façam, tal como eu, este roteiro de fim de semana e aproveitem para conhecer estas 3 cidades da Suíça, aceitam o desafio? Até à próxima viagem! :)