Gorges du Verdon e Moustiers Saint Marie - França

Depois de algum tempo desaparecida no blog regresso em grande com o primeiro post de 2021! Apesar de neste momento não ser fácil viajar, é uma boa altura para definir novos destinos para visitar quando a situação pandémica melhorar. Voltar a França nunca é demais e se és apaixonado pela natureza e cenários que parecem retirados de um filme, este artigo vai-te dar a conhecer dois dos locais mais bonitos onde já estive, Gorges du Verdon e Moustiers-Saint-Marie. Um dos postais típicos de França, que muitos não conhecem mas que rapidamente chama à atenção pelo seu encanto e beleza natural. Se queres descobrir tudo sobre este paraíso Francês onde estive em setembro 2020, continua a ler o artigo e acredito que estes locais farão parte de um dos teus roteiros em breve.

Gorges du Verdon

Como fomos de férias para a French Riviera durante uma semana e já conhecíamos a maioria dos locais entre Menton - Nice - Cannes (roteiro da Riviera Francesa aqui), decidimos desta vez aventurar-nos por locais mais distantes. Conheci Gorges du Verdon através da minha irmã, e quando vimos as fotografias ficámos encantados! Ao fazer o roteiro decidimos colocar um dia inteiro para conhecer este ponto turístico do sul de França e a zona envolvente, com calma e sem tempos definidos. Gorges du Verdon fica a cerca de 2h de Nice e 1h de carro de Provença e por isso saímos bem cedo de Nice, para aproveitarmos o máximo de tempo possível lá. Entre curvas, contra curvas e estradas cada vez mais apertadas à medida que nos aproximávamos da meta, chegámos finalmente.

A viagem foi muito gira, fomos surpreendidos com imensas paisagens e conhecemos zonas mais rústicas, marcadas pela natureza e completamente diferentes da French Riviera por serem menos desenvolvidas e turísticas. O percurso foi feito entre montanhas rochosas, bem diferentes das Portuguesas, de uma altura "monstruosa" separadas pelo rio. O verdadeiro impacto da viagem foi quando estacionámos na ponte com a vista sobre o Rio Verdon, nesse momento nem queríamos acreditar que aquele lugar era real e igualzinho às fotografias que tínhamos visto antes da viagem, sem qualquer filtro. O tom verde azulado do rio é incomparável a qualquer outro, tão profundo e intenso que chega a ofuscar os olhos de tanta beleza.

Gorges du Verdon tem mais de 25km de extensão e altura de 700 metros, faz parte da região francesa de Provence-Alpes-Côte D'Azur e tem imenso por descobrir. Há inúmeras atividades para explorar no local e nós decidimos começar pela que tínhamos mais curiosidade e que sabíamos que iria ser uma experiência única, o passeio de barco no rio Verdon. Fomos de carro em direção a L'Etoile, uma base náutica situada no Lac Ste-Croix du Verdon e alugámos um barquinho a pedais para passear ao longo das montanhas pelo lago (2 pessoas 20€). Foi absolutamente incrível! Uma das experiências mais marcantes, românticas e fantásticas das minhas viagens.

Ao longo do passeio consegue-se alcançar uma paz única, entre a beleza do rio, os sons das natureza e as montanhas, parece que o tempo pára e estamos num lugar encantado. A meio existe uma cascata que ainda embeleza mais aquela água azul turquesa. Rapidamente soubemos que aquele era um dos momentos que mais valeu a pena no nosso regresso ao sul de França.  Podem optar por alugar um caiaque que para 2 pessoas que custa 15€ ou um barco elétrico que para 4 pessoas custa 40€.

Horários de aluguer de barco
-Meses de abril, maio, junho setembro e outubro: das 10h até 16h30 durante a semana e das 9h30 às 17h nos finais de semana.

-Meses julho, agosto: das 9h até 18h30.

Moustiers-Saint-Marie

Depois de uma manhã tranquila a explorar o lago, decidimos conhecer a aldeia mais próxima que fica apenas a 5 minutos de carro. Já era perto da hora de almoço chegámos a Moustiers-Saint-Marie, uma aldeia que parece a porta de entrada para os desfiladeiros do Gorges Du Verdon e fica camuflada no meio das montanhas existentes.

Facilmente se percebe o porquê de muitos dizerem que esta aldeia é uma das mais bonitas de França. Apesar de pequena, a aldeia tem características únicas que a distinguem das outras. O seu encanto tem por base a sua construção toda em pedra de tom bege sobre um piso de vários níveis, a arquitetura ser mais rústica, existir uma grande variedade de restaurantes típicos e lojas para comprar lembranças de Provence e por estar repleta de flores por todo o lado principalmente no verão e primavera.

Uma das curiosidades engraçadas é que ao olhar com muita atenção para o alto da montanha, por cima da capela de Notre-Dame-de-Beauvoir vê-se uma estrela, a "Estrela de Moustiers", que está presa por várias correntes de ferro. Segundo um poeta de Provence, a lenda diz que foi pendurada por um cavaleiro capturado no século XII, que fez uma promessa de que se voltasse vivo à sua terra natal, ia pendurar ali, num lugar quase sem acesso, uma estrela como agradecimento a Maria.

Depois de uma breve caminhada pela vila, decidimos parar para almoçar em um dos restaurantes, sendo que a maioria tem preços acessíveis tendo em conta o "normal" no sul de França. Moustiers-Saint-Marie tem sem dúvda um encanto especial e isso sente-se ao caminhar pelas suas ruas estreitas repletas de cafés, restaurantes e lojas com produtos feitos de lavanda ou cerâmica. Caso queiram e tenham fôlego, podem subir pela escadaria que vai ter à Capela Notre Dame de Beauvoir que tem uma vista bonita sobre as montanhas. Moustiers-Saint-Marie é o local ideal se tiverem por objetivo de viagem relaxar e estar em contacto com a natureza.

Zona envolvente - Route des Crêtes

Eram cerca de 15h00 quando saímos de Moustiers-Saint-Marie prontos para o nosso terceiro passeio do dia. Decidimos fazer a rota panorâmica, Route des Crêtes, que é repleta de miradouros ao longo das montanhas que rodeiam o rio Verdon. Seguimos pela estrada D952, D955 e D71 e ficámos espantados com a beleza dos cenários.

A
Route des Crêtes tem cerca de 23km de extensão e integra cerca de 14 miradouros por ela distribuídos. Nós não tínhamos delineado um roteiro especifico para esta zona e por isso, fomos parando pelos locais que nos chamaram mais à atenção. Para fazer esta rota podem focar-se em 3 pontos de referencia, Balcons de Mescla, Pont de l'Artuby ou ainda ir direto a algumas vilas envolventes como Castellane e La Palud.

Este dia tornou-se inesquecível, foi sem dúvida um dos melhores de 2020 e vai sempre ficar marcado na memória. Apesar de neste momento não ser possível viajar, podem colocar na vossa wich-list estes locais, caso viagem para a zona de Provence, Valensole ou outra do sul de França. É garantido que quem for ao Parque Nacional do Verdon não se vai arrepender, pelo contrário, o sul de França merece ser explorado e vivido.

Não se pode viajar mas pode-se sempre sonhar, tudo irá melhorar e em breve teremos a nossa liberdade de volta. Se gostaram destas dicas, já visitaram algum dos locais ou têm alguma dúvida, deixem um comentário neste post. Até ao próximo artigo! :)