Roteiro de fim de semana em Paris


Olá 2022, olá novas viagens, olá novas partilhas convosco 

 Ou será que deva dizer: Bonjour? Espero que tenham entrado no novo ano cheio de metas e acima de tudo vontade para as realizar. Por aqui terminámos o ano de 2021 em grande com uma viagem a um dos destinos que tinham ficado pendentes por causa da pandemia. Neste artigo vão encontrar todas as dicas que precisam para organizar um roteiro completo para a vossa viagem à cidade do amor.  No nosso caso, queríamos um fim de semana especial e ir a um local que ainda não tivéssemos visitado juntos e, por isso, quando começámos a pesquisar não houveram margens para dúvidas em escolher a cidade de Paris como destino. Apesar de já ter visitado a cidade do amor na minha viagem de finalistas do 9ºano (parece que já foi à séculos) queria muito voltar desde então e por isso comecei logo a planear tudo! 
Optámos por ir sexta-feira pela Vueling (Aeroporto de Lisboa - Aeroporto Paris Orly) com chegada por volta das 22h30. Do aeroporto para o centro têm duas opções de transporte principais, o OrlyBus ou o Orlyval, sendo que, nós optámos pela segunda para sairmos na estação mais próxima do hotel reservado. O Orlyval é o metropolitano que liga o Aeroporto de Orly ao sul da cidade francesa, assim ao entrar no aeroporto podem ir até à estação de Antony e trocar de linha para a B do RER e sair na estação de Saint-Michel Notre-Dame (cerca de 40 minutos todo o trajeto).
O hotel escolhido foi o Hôtel de Seine, situado em Paris 6 Saint Germain Des Prés no histórico 6º arrondissement, no centro de Paris. Optámos por ficar alojados neste bairro pois como o tempo era curto e queríamos aproveitar ao máximo tínhamos de ter um acesso rápido à rede de transportes públicos da cidade e além disso a decoração do hotel fascinou-nos por ser típica francesa e a localização por ser das consideradas mais glamourosas da cidade.
Sem mais demora vou partilhar com vocês todos os locais que visitámos e no fim do artigo podem ver o roteiro por tópicos para facilitar a vossa organização.


Sexta-feira apenas tínhamos definido passear pelo bairro junto ao hotel e ir até ao Museu do Louvre a pé, e assim foi. Depois de fazermos o check-in no hotel e deixar as malas explorámos o bairro de Saint German Des Prés, repleto de iluminações de Natal e bares típicos com esplanadas cheias. Fomos a pé até à zona do Museu de Louvre (cerca de 15 minutos do hotel) e apesar do local estar vedado, à noite, acaba por ter na mesma um encanto especial tendo por base as iluminações das pirâmides. No caminho de regresso fomos aliciados a provar os famosos crepes de Paris num dos cafés típicos e claro não resistimos, são deliciosos!



1ºDIA
Como sempre em todas as viagens, sábado madrugámos para aproveitar o dia ao máximo! Queria muito ir experimentar o pequeno-almoço parisiense num dos seus cafés mais famosos e estava indecisa entre a Angelina Paris (com reservas de meses), o Les Deux Magots e o Café de Flore, sendo que, optámos pelo terceiro e não nos arrependemos! O pequeno almoço foi maravilhoso, arrisco-me a dizer que provámos um dos melhores chocolates quentes da cidade e por isso não poderia recomendar mais. Além da comida, o Café de Flore tem uma zona exterior bem típica e muito instagramável



Seguimos para a zona da Torre Eiffel onde tínhamos previsto passar o resto da manhã. Apanhámos a linha C do RER na estação de Saint-Michel Notre-Dame e saímos na Pont de l'alma perto da Rue de L'Université, uma das muitas ruas que têm vista deslumbrante para a famosa dama de ferro e ótima para quem quer fazer o registo fotográfico da viagem. Depois fomos até ao Champs de Mars um parque público conhecido pelos inúmeros piqueniques nesta que é uma das maiores áreas verdes de Paris, ótimo para sentar e admirar sem pressa a Torre. Terminámos a manhã na Ponte de Bir-Hakeim, um dos locais que que mais gostámos porque parece retirado de um filme romântico!



Entre as margens do Rio Sena facilmente nos perdemos nesta que para mim é uma das zonas mais mágicas da cidade. Fomos até à Ponte Alexandre III, conhecida por os vários cadeados colocados entre promessas de amor eterno. Recomendo para quem queira colocar cadeado o compre antes pois são vendidos a preços altíssimos no local. Depois aproveitámos para nos sentar junto aos pés da Torre Eiffel onde está o carrossel mais fotografado de Paris. Se forem com mais tempo, têm mesmo de subir até ao topo da torre porque a vista é incrível. 


Antes de seguirmos para outra zona da cidade, fomos até à Praça de Trocadéro, onde se costumam concentrar multidões de turistas e artistas, pois permite uma paisagem de cortar a respiração para a Torre Eiffel. Sabem aquela imagem que vos vai fazer lembrar sempre da viagem? Este é o local. Em Trocadéro podem apanhar o metro para os Champs-Élysées, o próximo ponto do roteiro. 


O resto da tarde foi passada nos Champs-Elysées, a mais prestigiada avenida de Paris. Com uma extensão de quase dois quilómetros, lá vão encontrar desde cinemas, cafés e restaurantes a inúmeras lojas de luxo fazendo desta avenida uma das mais famosas do mundo. Saímos na estação de metro junto ao Arco do Triunfo, outro dos pontos fundamentais de qualquer roteiro à cidade do amor e que está situado numa das pontas dos Champs-Elysées. Entre mil e uma fotos deparámo-nos com as iluminações e decorações natalícias por toda a avenida...algo inexplicável. 


Depois de muito caminhar, estava na hora de descansar um pouco e irmos conhecer a famosa Ladurée Paris Champs-Elysées, uma casa de chá com ambiente clássico parisiense, um espaço elegante que faz lembrar as festas de chá da corte Francesa e que tem macarons e bolos sem igual! 


Não poderíamos ir a Paris e não ver a Torre Eiffel iluminada, mal anoiteceu deslocámo-nos até à zona onde passámos a manhã e foi ainda mais incrível a paisagem. Às 21h00 a Torre encheu-se de luzes cintilantes, um espectáculo imperdível para quem visita a cidade, a melhor maneira de terminar o sábado de forma especial. 


2ºDIA
Segundo dia em Paris e estávamos como? De rastos mas felizes, claro! Viajar por vezes tem destas coisas e o entusiasmo de conhecer Paris era superior a tudo o resto. Domingo começou com um pequeno almoço maravilhoso no Paul, situado junto ao nosso hotel, a pastelaria francesa que se encontra espalhada por vários pontos do mundo.
Depois do pequeno almoço seguimos caminho para o bairro de Montmartre, situado no 18º arrondissement (mais distante do centro da cidade), um encantador bairro no topo da colina onde Picasso e Dalí moraram e que integra um dos pontos mais turísticos de Paris, a basílica de Sacré-Coeur. A primeira paragem foi o Le Mur des Je t'aime, um muro localizado na Place des Abesses, com mais de 300 declarações de amor em 250 línguas. 


De seguida, caminhámos entre ruas íngremes cheias de arte e com paisagens deslumbrantes para a cidade junto a alguns cafés emblemáticos, entre eles, o Le Consulat Cafe, La Bonne Franquette e o La Maison Rose. O La Maison Rose ficou mais conhecido por ser cenário de gravação de uma cena da primeira temporada da conhecida série "Emily in Paris", desde aí é paragem obrigatória para quem vê (como eu!). Confesso que fiquei apaixonada por cada recanto deste bairro mas o que mais gostei foi sem dúvida as fachadas das casas / prédios e cafés que marcam pela diferença, são pedaços de arte. 


A manhã terminou com a visita à zona da basílica de Sacre Coer, tendo em conta que todos os pontos que falei anteriormente eram próximos e dava para os visitar de forma rápida. Apanhámos o metro em direção à zona central da cidade, mas fizemos uma curta paragem no Moulin Rouge o lendário cabaret da cidade de Paris, que desde 1889 se enche de espetáculos musicais com bailarinos vindos de todos os cantos do mundo.



Como fizemos a viagem em dezembro, apesar do tempo ser escasso, queríamos muito ver uma das decorações natalícias mais faladas e exuberantes da cidade, a das Galeries Lafayette Haussamannjunto à Opera Garnier. Valeu muito a pena! A decoração era linda e tinha uma árvore de Natal e pai Natal gigantescos no meio das várias lojas de luxo. Recomendo que se forem em outra época do ano, aproveitem na mesma para fazer esta paragem e vão até ao terraço das Galerias que permite uma vista incrível para a Ópera e o resto da cidade de Paris.



Próxima paragem: Jardins Tuileries, um parque parisiense situado na margem direita do rio Sena, entre a Praça da Concórdia e o Carrossel do Arco do Triunfo. Este jardim é ponto de visita obrigatória sempre mas, no mês de dezembro ainda mais porque dá lugar ao Marché de Noel, um mercado de Natal gigantesco com vários divertimentos, pista de gelo, barracas de comida típica e lembranças de Natal, uma decoração sem igual e ainda uma roda gigante. Sem dúvida que este foi um dos mercados natalícios mais giros que já visitei.




Ao fim do dia, ainda passámos pelo Palais Royal, parte exterior do Museu de Louvre e da Catedral de Notre-Dame, que optámos por não visitar tendo só estarmos lá um fim de semana e eu já ter visitado anteriormente. Se forem mais que 2 dias, recomendo sem dúvida a entrada no Museu de Louvre, subida ao Arco do Triunfo e Torre Eiffel.




Espero que estas dicas sejam úteis para organizarem a vossa próxima viagem a Paris e aposto que vai ser uma viagem inesquecível! Nós adorámos este fim de semana, além de ser um destino romântico é uma cidade apaixonante em todos os sentidos... Paris vale mesmo a pena visitar e revisitar.
À bientêt mon amour, Paris 

❤️



ROTEIRO RESUMO:


SEXTA FEIRA
- Bairro Saint Germain des Prés
- Museu de Louvre 


SÁBADO

- Café de Flore

- Rue de l'Université

- Champs de Mars

- Torre Eiffel

- Ponte Bir Hakeim

- Ponte Alexandre III

- Praça do Trocadéro

- Arco do Triunfo

- Ladurée Paris Champs-Elysées

- Champs-Elysées

- Five Guys (Jantar)

- Torre Eiffel (Noite)


DOMINGO

- Paul pastelaria

- Le Mur des je t’aime

- Bairro de Montmartre

- Basílica Sacre Coeur

- La Maison Rose

 - Le Consulat Cafe

- Moulin Rouge

- Ópera Garnier

- Terraço das Galerias Lafayette

- Jardin de Tuiliers (Marché de Noel)

 - Palais Royal

- Museu do Louvre

- Catedral de Notre-Dame


____

   



Sem comentários