Consulta do Viajante: quando, como e onde fazer

 

Há vários destinos que para os quais é recomendado fazer Consulta do Viajante antes da viagem para avaliar os cuidados de saúde a ter e vacinas obrigatórias.

Se está nos teus planos visitar um destino exótico é indispensável marcar esta consulta e tomar todos os cuidados. Quando o tema é saúde é importante analisar o historial médico de cada pessoa e adaptar aos requisitos de cada destino. 

O que é a Consulta do Viajante?

A Consulta do Viajante é um serviço de aconselhamento médico profissional que orienta nas atitudes e precauções a ter antes, durante e após uma viagem. O objetivo desta consulta é diminuir os riscos de saúde dos viajantes, sendo que há destinos que têm mais riscos específicos para a saúde do que outros. É importante ter o máximo de informação sobre as precauções a ter, principalmente: Cuidados de saúde, vacinas e medicação, prevenção de picadas de insectos e cuidados de consumo de água e de higiene alimentar.

Quando fazer?

O ideal é realizar a Consulta do Viajante de 1 a 2 meses antes da partida no entanto, eu recomendo marcarem mal compram o voo para o destino, de modo a que consigam ficar mais tranquilos. Depois da consulta poderão adoptar as medidas transmitidas pelo médico e, se for o caso, tomar as vacinas recomendadas. Nem sempre é fácil ter vagas no Sistema Nacional de Saúde, dependendo da região, nesse caso, se já não conseguirem marcar pelo SNS, o ideal é marcar uma consulta online ou numa clínica ou hospital privado.

Para que serve?

Esta consulta é recomendada para viagens de longa duração, destinos considerados de risco de saúde ou com pouco acesso a recursos médicos como África, Ásia ou América Central e do Sul. 

Inicialmente é feita a avaliação do estado de saúde geral do paciente e solicitadas as informações da viagem, destino, duração, locais por onde vão andar e atividades previstas, tendo por base essa informação o médico irá informar quais os agentes que colocam em risco a saúde e formas de os evitar ou tratar. 

O médico irá dar aconselhamento sobre atitudes e comportamentos que os viajantes devem adoptar durante a viagem, que deverão ser seguidos com rigor antes, durante e depois da viagem. Ao adoptar certas medidas preventivas é possível minimizar o impacto de doenças como o dengue, a malária, diarreia, entre outras. 

Além das recomendações e informações sobre o destino, o médico irá prescrever os medicamentos necessários, sendo que é importante nesta fase informá-lo sobre a medicação habitual e condição de saúde até ao momento. Na consulta o médico irá informar quais os sintomas a que devem estar atentos que podem ocorrer durante ou depois da viagem.



Onde fazer?

A consulta pode ser realizada através do Sistema Nacional de Saúde (SNS) nos centros de saúde e hospitais públicos que prestem esse serviço, clínicas e hospitais privados e online.

O ideal se quiserem poupar dinheiro, é ligarem com máxima antecedência para o Centro de Saúde ou Hospital mais próximo da vossa residência, se não for o vosso, selecionar a opção "marcar consulta externa" e perguntar se têm Consulta do Viajante. 

Através do SNS normalmente o máximo que se paga é a taxa moderadora que ronda os 7€. As vacinas podem ser gratuitas ou não, caso não sejam podem comprar na farmácia e depois fazer marcação para as tomar.

Como por vezes há alguns meses de espera, o ideal é ligar mal se marque o voo. Mesmo assim, é importante fazer um seguro de viagem. Eu recomendo a IATI Seguros, uma seguradora online de referência na área, especializada em viagens, na qual podem contratar na hora de forma rápida e simples o seguro. Com este link terão acesso a 5% de desconto no seguro de viagem. 

No nosso caso já fizemos Consulta do Viajante no Hospital Santa Maria (normalmente com lista de espera) e no Hospital Universitário de Coimbra (HUC) que costuma ter mais disponibilidade. Caso não consigam mesmo vaga, podem marcar no Instituto de Higiene e Medicina Tropical onde geralmente há vagas (paga). 

O que levar?

Para a consulta é importante levar apenas informações gerais da viagem (destino, roteiro, atividades, duração...), documentos pessoais (cartão de cidadão e boletim de vacinas - caso não tenha a APP do Sistema Nacional de Saúde) e exames que ache importantes o médico ver.

Qual o preço?

Se marcarem online ou através de uma clínica ou hospital privado, dependendo se têm ou não seguro de saúde ou subsistema de saúde, os preços podem variar entre os 30 e os 70€. 



-

Não se esqueçam de marcar a Consulta com antecedência para evitar custos extra com a mesma e viajarem mais tranquilos. Este artigo foi útil? Deixa o teu comentário! Boa viagem 
🌴

Sem comentários