Frankfurt o que fazer e visitar no Natal


A cidade de Frankfurt am Main, mais conhecida por apenas Frankfurt, é considerada o centro financeiro Europeu. Apesar de ser ainda pouco explorada por turistas, esta é uma ótima opção para um fim de semana diferente no inverno, até porque os preços das viagens costumam ser bem convidativos nesta época. Optámos por conhecer esta cidade que se tornou numa agradável surpresa e por isso partilho hoje o nosso roteiro de um fim de semana em Frankfurt:

SÁBADO
RÖMERBERG / CENTRO HISTÓRICO
Römer é um edifício medieval localizado no centro de Frankfurt, na praça mais conhecida da cidade, Römerberg, sendo há mais de 600 anos a sede do governo. Esta praça é o local ideal para tirar as primeiras fotografias na cidade, com casinhas típicas, locais para comprar souvenirs, algumas opções de restaurantes e cafés e uma ótima localização. Durante a época Natalícia, esta praça enche-se de luzes de Natal, barraquinhas típicas e muita animação! Este é sem dúvida o melhor ponto de partida para quem vai passar um fim de semana na cidade, ótimo para quem gosta de passear e apreciar construções típicas.

COMO CHEGAR: Apanhar o metro até à estação - Dom/Römer


IGREJAS (CATEDRAL DE FRANKFURT / IGREJA DE SÃO NICOLAU / PAULSKIRCHE)
Bem próximo do centro da cidade temos três igrejas que vale a pena conhecer. Desloque-se a pé até cada uma delas, tendo como ponto de partida a praça de Römerberg. A Catedral de Frankfurt também conhecida por Kaiserdom é marcada pelo seu estilo gótico e dedicada a São Bartolomeu. A igreja de São Nicolau e a Paulskirche ficam a cerca de 5 / 10 minutos a pé uma da outra o que permite conhecê-las em pouco tempo. 

COMO CHEGAR: A pé vindo da praça de Römerberg


EISERNER STEG (PONTE DE FERRO) & MAINKAI
Depois de conhecer algumas das igrejas de Frankfurt, siga até a ponte Eiserner Steg (ponte de ferro) a principal da cidade. Além de promover um passeio bastante agradável com vista para o rio, nesta ponte são colocados cadeados que representam o amor por parte de casais apaixonados. Ao atravessar a ponte, chega à região chamada de Museumsufer - zona onde ficam localizados a maioria dos museus da cidade. Dê ainda um passeio pela Mainkai, a zona junto à margem do rio Main, faça uma caminhada e respirar fundo enquanto usufrui da paisagem que é maravilhosa.

COMO CHEGAR: A pé vindo da Catedral de Frankfurt


MUSEUMSUFER (DEUTSCHES FILMMUSEUM / MUSEU STÄDEL / CASA DE GOETHE)
Frankfurt tem dezenas de museus, sendo que, a maioria deles estão situados na chamada região Museumsufer. É aqui que eu sugiro que continue o seu dia. Comece por visitar o Deutsches Filmmuseumum museu dedicado ao cinema, com diversas exibições e exposições sobre o seu tema central. Depois continue a caminhada pela margem do rio e faça uma paragem mais demorada no Museu Städel, o chamado Louvre Alemão, que é o museu de arte da cidade e um dos mais importantes da Alemanha. Após visitar o museu de arte não se esqueça de contornar a parte exterior para conhecer o bonito jardim do Museu Städel. Se gosta de ler, a casa de Goethe é um ponto obrigatório a conhecer nesta região. Foi aqui que o escritor Goethe nasceu e cresceu, sendo que, a casa mantém toda a mobilia original e ao lado tem um museu sobre a vida de Goethe.

COMO CHEGAR: A pé percorrendo a margem do rio Main

NOITE
MERCADO DE NATAL 
A Alemanha é um dos países Europeus com maior tradição no que toca a Mercados de Natal. Apesar de, hoje em dia, os Mercados de Natal se terem expandido por todo o mundo, foi na Alemanha que tiveram origem. Eu adoro a época natalícia e por isso amei o mercado de natal de Frankfurt, na praça de Römerberg. Este contém produtos típicos da cidade, chocolate e vinho quente, salsichas Alemãs, decorações e luzes de Natal, recordações de Frankfurt, carrosséis e muito mais! O ambiente é tão acolhedor que nem apetece sair de lá. Nós visitámos o mercado de dia e de noite, apesar de à noite estar sempre imensa gente vale a pena ir até lá e desfrutar! 


DOMINGO
ESTAÇÃO CENTRAL - HAUPTBAHNHOF

O segundo dia do fim de semana em Frankfurt começa na Hauptbahnhof, a estação principal da cidade. O comboio é uma das maneiras mais rápidas e económicas dos Alemães se deslocarem pelo país, sendo que, em todas as cidades conectadas por este meio de transporte há uma estação central chamada de Hauptbahnhof (HBF). 

COMO CHEGAR: Apanhar o metro até à estação Frankfurt (Main) Hauptbahnhof

COMPRAS EM FRANKFURT ( ALTE OPER / ZEIL)
Apanhe o metro até a Alte Oper, a ópera original da cidade que atualmente é considerada uma das salas principais de concertos de Frankfurt. Daqui siga a pé para a rua Zeil, uma zona de comércio ao ar livre com diversas lojas de marca onde fica também situado o centro comercial My Zeil. Depois de algumas compras, siga até ao final desta rua com destino ao Hauptwache, um ponto central da cidade que fica situado noutra das praças mais famosas de Frankfurt. Este local foi durante muito tempo uma prisão, porém, atualmente é um café bastante aconchegante. 

COMO CHEGAR: Apanhar o metro até à estação - Alte Oper


SENCKENBERG NATURAL HISTORY MUSEUM
O Museu de História Natural Senckenberg é enorme, ocupando cerca de mil metros quadrados distribuídos por dois andares. Aqui pode ver uma extensa coleção de fósseis de dinossauros e esculturas que representam a grande variedade de espécies existentes em todo o mundo. Nós adorámos visitar este museu até porque a visita foi no timing certo, visto que, começou a nevar imenso no exterior. Vale a pena perder algumas horas lá dentro pois vai divertir-se de certeza!

COMO CHEGAR: Apanhar o metro até à estação Bockenheimer Warte


DISTRITO FINANCEIRO (EUROTOWER / MAIN TOWER)
Depois de visitar o Museu de História Natural de Frankfurt vá em direção ao distrito financeiro da cidade. Aqui vai ver a Eurotower, um Arranha-Céu com cerca de 150 metros de altura onde fica a sede do Banco Central Europeu (BCE). Mesmo em frente, tem o símbolo do euro, local ideal para mais uma selfie! De seguida vá até à Main Tower, uma torre de 56 andares e estilo moderno que integra um miradouro no seu topo, com uma vista espetacular sobre a cidade.

COMO CHEGAR: Apanhar o metro até à estação Willy-Brandt-Platz


JARDINS DE FRANKFURT
Nada melhor para terminar esta experiência em Frankfurt como fazer uma visita aos jardins principais da cidade. A ideia era conhecermos o Palmengarten (jardim botânico) mas, como estava a nevar imenso achámos que não valia a pena pagar 7€ de entrada cada um. Ainda assim, decidimos dar um passeio pelo Gruneburgpark uma extensa e bonita área verde de Frankfurt. Se tiver oportunidade e tempo visite estes dois parques pois são muito bonitos.

COMO CHEGAR: Apanhar o metro até à estação - Westend


A minha sugestão de inverno é um fim de semana em Frankfurt pois as passagens aéreas de Lisboa - Frankfurt são económicas nesta estação do ano, por isso aproveite!

Sem comentários