O que visitar na região do Douro


Eu sou apaixonada pelo norte de Portugal e tudo o que ele transmite. Esta região tem particularidades que a distinguem muito do resto do nosso país, mas mesmo já conhecendo grande parte decidi fazer um circuito por algumas das cidades mais turísticas e interessantes da região do Douro. Esta zona oferece paisagens de excepcional beleza com o rio Douro como protagonista, acompanhado por prestigiosas caves de vinho, históricas fortalezas, casas medievais de pedra e terrenos de vinha localizados em territórios inclinados. Neste artigo vou partilhar com vocês 5 locais que têm de visitar!

PORTO

Visitar a cidade invicta é indispensável em qualquer roteiro de visita ao Norte de Portugal. Classificada como Património Mundial pela UNESCO graças aos seus monumentos e edifícios históricos, o Porto é apaixonante e transmite uma energia ótima. A segunda maior cidade de Portugal é conhecida principalmente pelo seu carácter familiar e acolhedor, algo que se sente ao passear pelas suas ruas. Sempre que posso tento ir ao Porto, pois há lugares espetaculares que tem mesmo de conhecer, entre eles: a Avenida dos Aliados, Torre dos Clérigos, Livraria Lello, Rua de Santa Catarina, Mercado do Bolhão, Galerias de Paris, Ribeira, Foz, a Sé do Porto e Parque da Cidade do Porto.
O melhor conselho que posso dar é mesmo de desfrutar ao máximo de cada momento nesta cidade maravilhosa, passeie a pé por todos estes locais e vai ver que esta viagem se tornará inesquecível. Não saia do Porto sem provar Francesinha, prato típico desta cidade, no Tappas Caffé, Lado B ou Café Santiago.



AMARANTE
Sou apologista que devemos viajar o máximo que podemos para o estrangeiro mas também que é importante conhecermos bem o nosso país, que tem locais lindos! Já há algum tempo que andava para conhecer um pouco mais do Norte de Portugal e desta vez tinha de incluir Amarante no roteiro. O melhor é parar o carro e passear pelo centro histórico de Amarante a pé, onde ao passar pelas ruas antigas vai avistar exemplos do românico, edifícios da Idade Média, casas típicas, o rio e a ponte de São Gonçalo. Não deixe de visitar ainda a Igreja e Convento de São Gonçalo, o Museu Amadeo de Souza-Cardoso e se gosta de natureza o Parque Florestal de Amarante.
Passe o dia nesta cidade e prove as suas iguarias, nós adorámos o restaurante típico Tasquinha da Ponte, com pratos como chanfana de javali ou feijoada e umas sobremesas ótimas. Para além dos preços serem muito em conta, a decoração é muito gira.

RÉGUA
De Amarante seguimos com destino a Peso da Régua, mais conhecida por Régua. Ao falar desta cidade automaticamente se pensa no Vinho do Porto. É ao longo do Rio Douro, que é produzido este vinho conhecido por todo o mundo. Perto da Régua existem diversas aldeias dignas de visita, quintas produtoras de vinho, miradouros e monumentos. Aqui ficam alguns locais que merecem a sua visita: Estação de comboios da Régua, Museu do Douro, margens do Rio Douro na Régua, Miradouro de São Leonardo da Galafura e aldeia de Covelinhas. O que mais gostei foi do miradouro e da descida até Covelinhas, a paisagem é simplesmente de cortar a respiração.


PINHÃO
Depois de Régua fomos para a vila de Pinhão, pela estrada N222 sempre junto ao rio Douro. A paisagem é única, entre o verde das vinhas e o azul do rio é possível relaxar e respirar fundo. Pinhão é uma pequena vila mas ao longo dos tempos desenvolveu-se devido aos milhares de turistas que a visitam por ano, chegam de barco, carro ou mesmo através do comboio turístico para poderem ver e sentir pessoalmente todo o processo e tradições associadas à produção do mundialmente famoso vinho do Porto. Esta vila tem locais bonitos, mas na minha opinião na região da Régua é possível ver paisagens melhores. Sente-se à beira do Rio Douro oiça os pássaros e deixe-se envolver por toda a natureza, vai ver que nestas férias vai-se sentir muito tranquilo.


LAMEGO
A nossa viagem pelo Norte de Portugal estava mesmo a terminar mas ao descer não podíamos deixar de fazer uma paragem pela cidade de Lamego. Esta cidade do distrito de Viseu fica situada na margem sul do Rio Douro e é repleta de história. Há vários pontos turísticos que tem de visitar, destacam-se a Catedral de Lamego, o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, a Fonte dos Gigantes e o Jardim de Lamego. Para mim um dos locais mais bonitos desta cidade é o Santuário, no exterior tem uma escadaria monumental de acesso ao Santuário, com 686 degraus, desenvolvendo-se em nove lances, ornamentados com capelas, estátuas e fontes. Apesar da descida e subida ser cansativa vale a pena pois a paisagem é única. 



Se aproveitarem o bom tempo para tirar umas férias e rumar ao Norte de Portugal, experimentem este roteiro de 3/5 dias e passem por estes locais maravilhosos. Não se esqueça de deixar o vosso feedback na secção de comentários deste post. Boa viagem!

Sem comentários