Menton - A cidade das cores e citrinos


Este mês voltei à Riviera Francesa e explorei um pouco mais desta costa maravilhosa. Hoje vou-vos falar acerca de Menton, a última cidade de França, junto à fronteira de Itália,  que me deixou encantada. É um misto entre características dos dois países e acreditem que é muito fácil perder-se entre a beleza do mar e as cores vivas dos prédios.


Sem muitos holofotes e luxo em contraste com as cidades vizinhas, espalhadas pela Costa Azul, a cidade transmite uma ótima energia. É conhecida como a cidade do limão (citron) pelas inúmeras plantações desta fruta, que floresce praticamente o ano inteiro, ao passear pelas ruas é impossível não cheirar o aroma desta fruta e ver a sua cor espalhada por toda a cidade. Quase tudo nesta cidade é sobre o citron, as recordações, ímans de frigorífico, t-shirts, chapéus, velas perfumadas... mas não fica por aqui, este ingrediente também é enaltecido nos sumos, azeite, compotas ou mesmo sabonetes, a oferta é muita e é quase impossível sair de lá sem uma lembrança.


A maior época festiva da cidade acontece anualmente no mês de fevereiro ou março. É chamada de Fête du Citron e consiste num festival que dura cerca de três semanas, em que são usados mais de 140 toneladas de limões para construir carros e esculturas com esta fruta.
  

Como fui em abril não deu propriamente para ir à praia dar um mergulho, mas aproveitámos o momento para apreciar aquela paisagem linda sobre a cidade. Depois da praia, percorremos o centro-histórico de Menton, as suas ruas são maravilhosas pois são marcadas pela mais variada composição de cor! Entre o amarelo, azul, laranja, verde... aprecie a vista enquanto se senta numa das muitas esplanadas dos cafés, restaurantes ou gelatarias lá presentes. Eu pedi um gelado de noz que veio com aquela bolachinha a decorar ao estilo italiano, era ótimo! O cenário não podia ser melhor, com as pessoas mais importantes da minha vida numa mesa ao ar livre, rodeada de palmeiras, mar, cores e o aroma a limão.

       
Eu adorei conhecer Menton e sem dúvida que é um dos locais a acrescentar no roteiro da Riviera Francesa. Esta cidade é muito próxima do Mónaco, por isso, dá para fazer o roteiro de Nice > Éze > Mónaco > Menton num dia ou dividir por dois dias o trajeto. Para ver o artigo com a minha dica de roteiro para a Costa Azul clica aqui, para saber o que explorar na cidade de Nice clica aqui.

Sem comentários