Costa Alentejana - Roteiro de 6 dias


DIA 1
Praia do Portinho da Arrábida & Galapos
O nosso roteiro começou a partir de Lisboa em direção à serra da Arrábida. Optámos por no primeiro dia juntar a natureza à praia e aproveitámos para ir ao Portinho da Arrábida, da parte da manhã, e à praia dos Galapos, da parte da tarde. As duas praias são marcadas pela água do mar translúcida, com um azul-turquesa incrível. Quanto à temperatura da água, não tenham grandes expectativas, apesar de ser mais quente do que a do Norte continua a ser fria. 


DIA 2
Praia da Comporta & Troia
No 2ºdia, mais uma vez, dividimos o roteiro diário em dois. De manhã aconselho a acordarem bem cedo e irem até à praia de Troia, que é a 1h40 da praia dos Galapos. Nesse dia fizemos um piquenique na praia e da parte da tarde fomos até a praia da Comporta. Apesar das duas praias serem muito faladas, nunca tinha visitado nenhuma delas e adorei! Troia é linda, tem vista para Setúbal e para a serra da Arrábida e é repleta de luxo, hotéis e restaurantes. Já a Comporta tem uma praia grande, um ótimo ambiente, mar transparente e azul.


DIA 3
Praias de Porto Covo (Samoqueira e Ilha do Pessegueiro)
No 3º dia fomos para Porto Covo, que fica a cerca de 1h da praia da Comporta. Mal chegámos optámos por ir até ao farol de Porto Covo que permitiu uma paisagem bonita sobre o mar. Seguimos para a Praia da Samoqueira, uma das que mais gostei ao longo de toda a Costa Vicentina! Da parte da tarde optámos por ir à praia da Ilha do Pessegueiro, uma praia com um extenso areal, ótimo para um passeio à beira-mar. 


DIA 4
Praia dos Buizinhos (Porto Covo) e São Torpes (Sines)
No 4º dia, fomos a mais uma praia pertencente a Porto Covo, a praia dos Buizinhos. O espaço para a toalha é pouco, mas a praia é tão bonita que vale mesmo a pena esperar e usufruir do mar que apesar de ter uma cor maravilhosa é gelado. Na parte da tarde fomos para a praia de São Torpes, a 10 minutos da anterior, pertencente a Sines. Esta não tem uma paisagem tão bonita mas, por ficar junto à central termoeléctrica de Sines tem correntes de água quentes, por isso o mar tem uma temperatura superior.


DIA 5
Pego das Pias (Odemira) e Praia do Malhão (Vila Nova de Milfontes)
No 5º dia, optámos por ir a um local que nos tinham falado, o Pego das Pias, uma praia fluvial isolada entre rochas e sem intervenção humana. Esta é uma atração boa para quem gosta de natureza e de se aventurar. Da parte da tarde fomos à praia do Malhão, que fica junto a Vila Nova de Milfontes, uma praia ideal para quem gosta de ondas e desportos aquáticos, apesar de bonita, não foi das minhas favoritas.


DIA 6
Praia dos Alteirinhos (Zambujeira do Mar) e Praia de Odeceixe
No 6º e último dia, continuámos a descer desta vez com rumo à Zambujeira do Mar, uma freguesia do concelho de Odemira. É um local muito bonito para passear, marcado pelas pequenas casinhas azuis e brancas, típicas do Alentejo e as lojinhas de recordações. Fomos até à Praia dos Alteirinhos, uma praia muito tranquila com o mar um pouco agitado. O resto do dia foi passado por Odeceixe, a passear, uma região que gostámos muito de conhecer.


Costa Alentejana é sem dúvida de uma beleza natural incrível e que vale a pena explorar. Neste roteiro optámos por incluir locais que nos permitissem usufruir ao máximo das praias, paisagens e natureza em seu redor. Foi das viagens que mais gostei em Portugal, sem dúvida a repetir. Se ainda não têm planos para este verão e querem uma opção barata e diferente, têm aqui uma boa sugestão.

Já visitaste a Costa Vicentina? Conta-me tudo nos comentários deste artigo. Boa viagem!
-

Sem comentários